Cuida de ti: coloca a mascara de oxigénio primeiro
Já ouviste a frase muito dita nas viagens de avião: “coloca a máscara de oxigénio primeiro”? Bem, ela aplica-se muito à parentalidade! Se se sentes esgotada, stressada ou cansada carrega no botão de pausa por um momento. O nosso objetivo é tornar a tua vida mais fácil. Se a ideia de fazer grandes mudanças, como criar (e seguir) uma rotina de refeições e lanches, parece simplesmente demasiado neste momento, talvez, antes de começares com isso, possas focar-te primeiro em cuidares de ti. As vezes é mesmo dificil alimentar uma criança. Vou partilhar contigo algumas coisas que podem ajudar a diminuir a carga mental
Faz uma lista 📜
Escreve uma lista de todas as coisas que estão a causar-te stress. Depois divide em duas colunas:
Coluna 1: “Coisas sobre as quais posso fazer algo”.
Coluna 2: “Coisas fora do meu controlo”.
Por exemplo:
- Se tem preocupações financeiras, provavelmente já pensaste em todas as formas de cortar o orçamento, e isto pode estar fora do teu controlo.
- Se estás muito cansada porque o pequeno não dorme bem, talvez possas planear algum descanso para ti. 😴
Cuidar de ti – ou até pensar nas tuas próprias necessidades – pode perder-se no caos da parentalidade. Convido-te a parares. Relaxa, reconhece todas as coisas incríveis que está a fazer e da a ti mesmo uma pausa.
Isto pode significar uma pausa literal (como a troca de sestas) ou ser mais gentil contigo mesmo.
O que dirias a uma amiga?
Aqui está um desafio: imagina que uma amigoaveio até ti e descreveu todas as coisas que estás a fazer.
O que lhe diria? “Uau! Isso é MUITO! Está a fazer um trabalho incrível.”
Agora, repara como tu também mereces essa mensagem gentil. Portanto, em vez de te criticares por achar que não está a fazer o suficiente, reconhece que estás a fazer o melhor.
E lembra-te “Os teus filhos precisam de ti, não da pessoa que achas que deverias ser” – Mikaela Oven.
Feito é melhor que perfeito
Quer seja a roupa para lavar, um projeto de trabalho ou preparar o jantar para a tua família, está absolutamente tudo bem fazer apenas o mínimo necessário!
Se te sentes muita sobrecarregada, pode ser que precises de algum apoio para a tua saúde mental. Se isto te soa familiar, sugiro que procures ajuda.