Maçãs! Não há nada mais perfeito do que um bolo de maçã quentinho e delicioso para o lanche de toda a família, mesmo para quem necessita de algo sem glúten. Se ainda não provaste este bolo de maçã, não sabes o que estás a perder. É um bolo com todos os aromas de um bolo tradicional de maçã. E leva apenas 30 minutos a cozer! Tradicionalmente este bolo é feito com farinha de trigo e açúcar, mas a minha versão é sem glúten e sem açúcares refinados. É perfeito para bebês e crianças, tão fácil de fazer e delicioso (já te tinha disto isto?)! É ótimo para colocar um pedaço nas lancheiras das crianças, mas também é perfeito para o pequeno almoço de domingo. Então vamos à receita?
Que ingredientes leva este bolo?
Maçãs: A estrela da receita. Eu usei maçãs de alcobaça porque gosto do sabor e da textura delas na cozedura, mas podes usar o tipo de maçãs que quiseres.
Iogurte: Eu usei iogurte natural, pois dá a humidade certa a este bolo. Contudo, se quiseres tornar este bolo de maçã numa receita sem laticínios, poderás usar qualquer iogurte vegetal a gosto.
Aveia. Aveia em flocos grossos ou finos servem para este bolo de maçã sem glúten. Precisas apenas de triturar os flocos até obteres uma consistência semelhante à areia, e não precisa ser perfeito.
Ovos. Eu gosto de usar ovos de galinhas criadas ao ar livre, pois sinto que os animais são mais bem tratados, mas sente-te à vontade para usares os ovos que tiveres à mão. Também podes optar por usares ovos de linhaça. Como? Para cada ovo mistura 1 colher de sopa de linhaça moída em 3 colheres de sopa de água. Deixa hidratar durante pelo menos 10 minutos até obteres uma consistência de geleia.
Mel: Podes usar mel ou xarope de agar nesta receita. Podes também regar um pouco de mel por cima do bolo de maçã antes de servir!
Azeite: Azeite ou usa qualquer óleo de cozinha que tiveres à mão.
Como armazenar o bolo de maçã?
Este bolo de maçã fácil e sem glúten é incrível para prepares em quantidade e para incluíres no planeamento dos lanches:
- Podes armazená-lo à temperatura ambiente num recipiente fechado por até 3 dias;
- ou congelares por até 3 meses. Assim sempre que vos apetecer está pronto para comer. Basta retirares a quantidade que desejas do congelador e descongelar na frigorífico ou no micro-ondas na opção descongelar.