Estas Madalenas transformam-se numa Árvore de Natal linda e muito apetitosa. O ponto de partida para este pinheirinho mágico, são umas madalenas verdes. Muito fofas, húmidas e deliciosas.
Inegavelmente, estamos na época mais mágica do ano. Por um lado há luzes a brilhar, bolas a saltitar e música a alegrar cada canto e recanto. Por outro, e por conta dos dois últimos anos pandémicos, queremos aproveitar e viver muito esta época. Afinal, estamos a festejar de novo e normalmente o Natal e mais do que nunca, queremos usufruir dele. E viver o Natal, e indubitavelmente, estar com as nossas pessoas mais queridas. Dessa maneira, marcamos jantares de Natal com todos aqueles que podemos. Vamos rir, vamos abraçar e vamos voltar a criar memórias Natalícias.
As madalenas
As Madalenas, ou madeleines são pequenos bolos em forma de concha. Diz a história que têm origem em França. No entanto, onde estes bolos fofinhos se tornaram bastante populares, foi em Inglaterra. As madalenas têm uma massa muito idêntica à do pão de ló e a textura é também muito semelhante à deste bolo. O sabor tradicional pode variar entre baunilha ou então os sabores cítricos, por exemplo. Usualmente são cozidas nestas formas de formato em concha. Contudo, também há quem as prefira em formato de muffins. Na verdade, seja qual for o formato, estes bolos fofos são sempre bastante apreciados, por todos.
Madalenas verdes e muito divertidas
Então, se podemos fazer comida normal porque não fazer comida divertida? Assim, em vez de umas madalenas amarelas cor de limão saíram umas belas folhas verdes. Pessoalmente, acho que ficou mesmo giro. E a Maria estava encantada com os seus bolinhos fofos em forma de folha. Mas ainda assim, voltei à cozinha com a minha mini ajudante e fomo-nos divertir mais um pouco. Com a ajuda de uma garrafa de plástico, pintarolas a rolar na bancada e açúcar em pó no ar, demos vida a um pinheirinho. Um pinheirinho lindo, verde e muito colorido. Na verdade, é uma árvore de Natal divertida e que se pode comer. Não é fabuloso! A Maria ainda ficou mais encantada. Olhava espantada para a nossa árvore de Natal e depois para a árvore que fizemos de madalenas.
A alimentação não tem de ser enfadonha. Temos e podemos divertir-nos com e através dela. Tenho a certeza que, além de ser divertido fazer esta árvore de natal, é ainda melhor, poder usá-la como decoração na nossa mesa de consoada. Ou num jantar natalício com amigos, família ou as nossas pessoas mais queridas. Sem dúvida que vai ser bastante apreciada na vista e depois no paladar.
Porque é que estas folhinhas verdes vão ser um sucesso?
Acima de tudo, porque são muitos saborosas. Depois têm uma textura muito leve e fofa. Como têm um formato divertido, as crianças vão querer pegar e comer uma folha destas. Não esquecer ainda que são mesmo muito simples de preparar. Na forma que usei, cozem mesmo bastante rápido.
São ainda perfeitas para divertimentos como este que fiz e criei a árvore de Natal. Mas são um ótimo lanche, por exemplo.
Quais os ingredientes que vou precisar
- ovos
- farinha de aveia
- azeite
- polvilho doce
- linhaça moída
- mel
- fermento em pó
- canela
Preparar estas madalenas em 3 simples passos
Se por um lado gosto muito de receitas divertidas, por outro, se forem simples torna-as perfeitas. E, de facto, esta receita de Madalenas, é realmente rápida e simples de preparar.
- Em primeiro lugar, começa por bater muito bem os ovos com o azeite.
- Depois, em segundo lugar, adiciona os restantes ingredientes e volta a envolver.
- Em terceiro lugar, coloca a massa na forma e leva as madalenas a cozer.
Depois para montar a árvore de Natal é mesmo simples. Só tens de criar uma base em forma de cone e depois, com a ajuda de palitos de madeira, segurar as madalenas. Contudo, podes ver o vídeo aqui, que te pode ajudar a criares a tua própria árvore de natal
Outras receitas divertidas e de natal que vão fazer sucesso aí em casa:
- Bolachas de canela
- Bolachas de limão
- Estrelas de gengibre e canela
- Muffins de maçã, banana e cenoura
Além destas ainda podes consultar mais receitas aqui no blogue ou então na conta de instagram. Partilha por lá quando fizeres as nossas receitas.
Por fim, podes consultar a lista de ingredientes completa e ir para a cozinha criar este pinheirinho bem divertido.