Estas gomas saudáveis vão fazer as delícias dos mais pequenos. Não têm açúcar adicionado nem corantes artificiais. Com três ingredientes e alguns minutos e temos umas gomas deliciosas.
Certamente que as gomas foram e ainda são a minha guloseima preferida. Lembro-me de as comer desde pequena. Gostava de todos os sabores incluindo aquelas mais ácidas. Estas guloseimas foram sempre uma constante nas gavetas dos doces. No entanto, com o tempo fui percebendo que as gomas de compra não eram de todo o “petisco” mais saudável. Assim e aos poucos, acabei por ir reduzindo o seu consumo. As gomas de compra deixaram de fazer parte das compras habituais. De vez em quando comprava. Continuo a adorar gomas, mas saber a quantidade de açúcares e corantes adicionados tornou o consumo mais consciente. Assim, passei a consumir esta guloseima apenas de forma pontual. Até ao dia em que descobri esta gomas saudáveis com corantes naturais e tão simples de fazer.
As gomas mais saudáveis
Descobrir esta receita de gomas mais saudáveis foi de facto uma alegria. Porque, conforme já disse, adoro esta guloseima, mas tenho consciência dos seus ingredientes. Assim, com esta receita de gomas saudáveis, posso voltar a tê-las sempre em casa. Acima de tudo, posso dar à Maria e saber que lhe estou a dar uma guloseima que afinal é também nutritiva. Feitos apenas com ingredientes saudáveis fazem as delícias de miúdos e graúdos.
Porque vais adorar estas gomas
Acredito que serão poucas as pessoas que resistam a trincar um par de gomas. A sua textura é deliciosa. Verdade, não é? Mas estas gomas saudáveis vão ser ainda mais adoradas!
- são deliciosas
- muito fáceis e rápidas de fazer
- ficam prontas em menos de 10 minutos
- sem corantes artificiais
- só têm ingredientes naturais
E poderia continuar aqui a lista, porque sem dúvida que têm imensos pontos a favor. Não esquecendo ainda de que podemos fazer uma atividade com as crianças. Claro está que, como têm partes de cozedura em que vai a ferver, precisamos de os afastar. Mas eles vão adorar poder fazer as suas próprias gomas. Ainda mais divertido é poder escolher o seu formato. Opcionalmente podes logo colocar em forminhas com molde, ou então, podes colocar num tabuleiro grande. Depois usa cortadores de bolacha mais pequenos e divirtam-se a cortar gominhas.
O que vou precisar para fazer estas gomas
- mirtilos, framboesas e espinafres
- sumo de maçã 100%
- agar-agar
Neste caso optei por fazer gomas de três sabores e cores. Usei os mirtilos para as gomas roxas. As framboesas para colorir as gomas de vermelho. Os espinafres para fazer as gomas verdes. Na verdade, as gomas com corantes naturais ficam com umas cores muito mais apelativas.
Mas o que é o agar-agar?
Provavelmente nunca ouviste falar deste ingrediente. Muito menos saberás qual o seu uso e qual o seu objetivo.
Mas o agar-agar é um tipo de gelatina vegetal extraído de algas marinhas vermelhas. O seu aspecto comercial é de um pó fino branco (idêntico ao da gelatina em pó, por exemplo) ou em flocos. É também incolor e insípido, ou seja, não altera o sabor dos alimentos e também não derrete em temperatura ambiente. Contudo, o seu preço é mais elevado do que a gelatina comum, de origem animal, porém como o ágar-ágar tem um poder gelificante 10 vezes superior que a outra gelatina, faz com que se utilize menos quantidade e compense o preço. Podemos encontrar à venda em supermercados mas, principalmente em lojas de produtos naturais/alternativos e em lojas online.
Se nunca usaste o agar-agar na tua cozinha, não te preocupes, pois é bastante simples. Ao contrário da gelatina comum, o agar-agar deve ferver junto com um líquido, durante uns 2 minutos para que o seu poder gelificante seja ativado. Ainda assim, é importante sempre ver as informações de uso do fabricante.
Como fazer estas gomas saudáveis?
Certamente este é o título que estás à espera de encontrar desde o início do artigo. Quem não gostaria de substituir as gomas comuns por umas muito mais saudáveis. Todos, não é! Pois bem. Vamos então perceber como fazer as delícias para todos aí em casa.
- Em primeiro lugar começa por colocar os mirtilos num tacho.
- Depois, adiciona um pouco do sumo de maçã e leva ao lume. Desliga quando o sumo estiver roxo, da cor dos mirtilos.
- Em seguida, retira os mirtilos.
- Numa taça, dissolve o agar-agar no restante sumo de maçã. Junta ao tacho.
- Entretanto leva ao lume e deve ferver por dois minutos. É importante cumprir este tempo para que o agar-agar ative.
- Por fim, só tens de distribuir o líquido por forminhas divertidas. Ou então, como sugeri acima, colocar num tabuleiro maior e cortar as gomas depois da mistura já estar solidificada.
O processo deve ser repetido para os outros ingredientes, as framboesas e os espinafres. Assim, obterás umas gomas vermelhas e outras verdes. Ainda assim, podes ver aqui, o vídeo da preparação.
Com posso conservar estas gomas?
Ao contrário da gelatina tradicional que vai derreter com o calor, o mesmo não acontece com o agar-agar. Assim podes guardar as tuas gomas numa caixa hermética dentro ou fora do frigorífico. Pessoalmente gosto de comer estas gominhas frescas. Assim, coloco sempre a caixa no frigorífico.
Estas gomas saudáveis são uma excelente opção para colocar nos saquinhos de aniversário que se oferece às crianças, por exemplo. Ou ainda colocar numa mesa de aniversário. Todos vão adorar porque são mais coloridas e principalmente porque são mais saudáveis.
Outras sugestões que vais gostar para os lanches das crianças:
- lanches rápidos preparados em menos de 5 minutos
- Bolachas de canela
- Bolachas de limão
- Bolo de cenoura e laranja
Agora, podes consultar o passo a passo bem como a quantidade exata dos ingredientes. Tenho a certeza que estas gomas vão fazer um sucesso.