Estas bolinhas de cenoura são, sem dúvida uma ótima opção para a lancheira. Super simples de preparar e não precisam de forno. Cheias de sabor e muito nutritivas.
Primeiramente, lanches deliciosos, nutritivos e apelativos: tudo o que queremos para colocar na lancheira. Esta receita de bolinhas de cenoura são imperdíveis. Húmidas e com pedaços crocantes por conta das nozes. Com fibras e vegetais adicionados são, de facto, um lanche completo.
Estas bolinhas de cenoura são como uma guloseima, pois são mesmo bastante docinhas.
Bolinhas para o lanche
Antes de mais, fazer um lanche em formato de bolinhas é sempre muito bem aceite pelas crianças. Eles acham imensa piada ao formato. E nós adoramos, sobretudo o facto de serem umas bolinhas cheias de ingredientes bons.
Fazer estas bolinhas não tem grande segredo. Contudo elas precisam de ficar com a textura certa. Se ficam muito moles e mais pegajosas não se tornam fáceis na mastigação. Se fica mais secas vão esfarelar-se todas.
Esta receita de bolinhas de cenoura tem a textura certa. São húmidas e com alguns pedaços crocantes.
As bolinhas de cenoura
Quantas são as crianças que apreciam a cenoura crua, todavia já torcem o nariz quando esta é cozida. A Maria não aprecia a cenoura cozida simples. Mas num estufado ela já come e nem nota o seu sabor.
Estas bolinhas de cenoura, são ótimas para oferecer a cenoura às crianças. Cheias de sabor e muito simples de preparar. Mais ainda porque não precisam de forno. Logo são feitas todas em cru. Só tens de juntar tudo no processador e triturar até obter uma pasta.
Nesta receita, o sabor da bolinhas é algo que merece o seu destaque. A junção da cenoura e das tâmaras torna-as numas bolinhas bem docinhos. As especiarias vão enaltecer ainda mais o sabor das mesmas. Já para não falar nas nozes que lhe vão dar crocância. Sem dúvida que esta receita foi um sucesso.
O facto de não precisarem de ir ao forno é outro ponto bastante positivo. No entanto, tens de ter algum cuidado extra e mantê-las no frio.
O que vais precisar para fazer estas bolinhas
Cenoura – são uma fonte maravilhosa de beta-caroteno e que o nosso corpo vai transformar em Vitamina A. São também ricas em fibra.
Tâmaras Medjool – recomendo vivamente que usem estas tâmaras. São mais doces que as usuais e o seu sabor é muito idêntico ao caramelo. Ainda assim, são mais macias e húmidas que as normais. Contudo, se não tiver as tâmaras Medjool, podes usar as normais. Aconselho que as mergulhes em água quente por cerca de 5 a 10 minutos. Depois escorre-as muito bem e usa na tua receita de bolinhas. É importante também que, no caso de usares as tâmaras normais, uses mais algumas, pois as Medjool são maiores.
Flocos de aveia – A aveia é rica em fibra e vai dar textura estas bolinhas.
Manteiga de amendoim ou amêndoa – para dar mais sabor e humidade ás bolinhas
Canela e noz-moscada – as especiarias que vão enaltecer ainda mais estas bolinhas. Vão adicionar sabor e realçam a doçura.
Opcionalmente podes juntar umas raspas de laranja. Vai enriquecer o sabor. Depois de trituradas podes também adicionar umas passas. São extras que só vão melhorar estas bolinhas de cenoura.
Como fazer estas bolinhas cenoura
Sem grandes segredos, estas bolinhas são mesmo simples e rápidas.
- Em primeiro lugar, começa por triturar bem a cenoura. Reserva.
- Depois tritura os restantes ingredientes.
- Em seguida, junta todos os ingredientes e envolve. Entretanto certifica-te de que estão bem misturados.
- Por fim, molda as bolinhas.
No entanto, para o caso de preferires assistir ao vídeo da preparação, podes ver aqui.
Ainda assim e opcionalmente podes passar as bolinhas por coco ralado ou frutos secos picados, por exemplo. Como não são cozidas, deves conservar dentro de uma caixa hermética no frio. Só assim vais garantir que não perdem propriedades.
Também podem ser congeladas. Garante que não ficam coladas entre si, colocando papel vegetal a separar. Na hora de comer só tens de deixar descongelar no frigorífico. Usualmente demora cerca de 30 minutos a descongelar.
Outras receitas que as crianças vão adorar
- Biscoitos de batata-doce
- Bagels de 2 ingredientes
- Bolachinhas douradas de grão-de-bico
- Waffles de espinafres
- Bolachas de limão
- Bolo de cenoura e laranja
Por fim, consulta a receita de modo a saberes as quantidades exatas dos ingredientes. De modo a tornar estar receita mais divertida, chama já, os meninos para a cozinha. Certamente que vão adorar dar forma e enrolar estas delícias.